Situado no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, o Ginásio Municipal Osmar Fortes Barcellos, popularmente conhecido como Tesourinha, está há cerca de seis meses por reformas nos espaços internos.
A reforma ainda está na primeira etapa. Os vestiários já receberam algumas transformações. Na parte externa, o material retirado durante a demolição está acumulado perto do estacionamento. Menos de 40% do trabalho está concluído. A prefeitura não informou um prazo para a próxima fase da reforma iniciar.
Os acessos ao ginásio também estão sendo trocados. O piso está sendo trocado e ajustado, e serviços elétricos e hidráulicos estão sendo feitos.
Já no que diz respeito à acessibilidade, os vestiários já dão um spoiler. Cadeirantes poderão acessar o espaço agora construído de forma adequada. Outros setores devem contar com acessibilidade também.
De acordo com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), as atividades gratuitas oferecidas estão sendo temporariamente oferecidas em outros locais, em razão dos transtornos ocasionados pelas obras.
No momento as obras estão ocorrendo no anel inferior do ginásio. Na segunda etapa, as obras acontecerão no anel esquerdo inferior e na parte superior. Apesar de a prefeitura não fornecer uma data exata para a realização desta segunda etapa, a previsão é que ocorra no segundo semestre de 2024.
Para a terceira e última fase, as reformas devem ocorrer na quadra de basquete e no lado externo do Ginásio, que será pintado. Também estão programadas a troca da iluminação do entorno e a revitalização das quadras esportivas situadas no lado de fora do Tesourinha, na Avenida Erico Veríssimo.