Após o candidato José Fortunati (PTB) abrir mão, nesta manhã, da candidatura à Prefeitura de Porto Alegre, a sigla confirmará nesta tarde apoio à chapa de Sebastião Melo (MDB). Em sua conta oficial do Twitter, Melo publicou por volta das 13h que estava em deslocamento até a sede do PTB na Capital. O suporte à candidatura liderada pelo emedebista deve ser confirmado nos próximos minutos.

A coligação “Porto Alegre somos todos nós”, encabeçada por José Fortunati, deixou a corrida após decisão do TRE de invalidar a candidatura do vice, Dr. André, do Patriota. O fato ocorreu ainda na segunda-feira, dia 9. “Me dói muito dizer isso, do fundo do meu coração, mas não vamos prosseguir nesta caminhada”, disse Fortunati em pronunciamento via live no Facebook.

Fortunati afirmou que, em 18 de outubro, quando o registro da candidatura foi concedido, ainda havia prazo para substituição do candidato. Porém, com a publicação do acórdão pelo TRE, hoje, a coligação não teve tempo suficiente para protocolar o recurso. A decisão de recurso é aceita somente 20 dias antes do primeiro turno. 

O agora ex-candidato defendeu que a motivação da impugnação é política. “Tratou-se de uma decisão ilegal, uma decisão política. Foram preenchidas todas as conformidades para o registro do candidato”. Ele ainda frisou que, segundo pesquisas eleitorais, a chapa tinha grandes chances de avançar para o segundo turno. “O TRE contraria a lei, contraria uma resolução. Em uma semana decisiva para as eleições”, disse. 

A coligação “Porto Alegre somos todos nós” seguirá com o nome na urna, por não haver tempo hábil para a retirada dos dados do sistema. Os votos por ela contabilizados, entretanto, serão considerados nulos.

Compartilhe essa notícia: