| Redação RDC TV|

Lançado na semana passada pelo Banrisul, o edital público de patrocínios para lives (shows virtuais de artistas do Rio Grande do Sul) foi suspenso na última terça-feira (30). O objetivo era patrocinar até 200 projetos musicais, com repasse de R$ 3,5 mil para cada contemplado.

Muitos artistas criticaram o critério de seleção, que previa escolher grupos e músicos com o maior número de seguidores nas redes sociais (como Instagram e Facebook) e de inscritos no Youtube. Em entrevista ao Portal RDC desta quinta-feira (2), Luciano Balen, coordenador do Colegiado Setorial da Música do Estado do Rio Grande do Sul, explicou como as regras divulgadas prejudicam a diversidade dos artistas gaúchos: “A gente entende e observou que esses grupos seriam formados 90% por músicos tradicionalistas. Além disso, um pouco de rock e outros gêneros, e não teria ninguém do reggae, funk. O item ‘7.1.1’ do edital seria bastante restritivo”, avalia Balen.

O deputado estadual Pepe Vargas, também em participação no programa Portal RDC, relatou o os impasses em relação ao edital: “O grande problema foi de a forma de seleção ser pelo número de curtidas nas redes sociais. Grupos que já são muito consolidados no mercado, seriam mais privilegiados. Espero que corrijam e lancem outro edital que permita que esses artistas e produtores culturais que estão vivendo essas dificuldades possam ter um apoio nesse momento tão difícil”, comenta.

Não há informação se o edital foi suspenso temporariamente ou definitivamente e se vai acatar a sugestão do Colegiado Setorial da Música do Estado do Rio Grande do Sul para incluir aulas, workshops e seminários.

Compartilhe essa notícia: