A partir desta quinta-feira (13), o programa SOS Estiagem, do governo do Estado do Rio Grande do Sul, pagará o benefício de mil reais à assentados da Reforma Agrária, ribeirinhos, quilombolas e indígenas residentes em áreas rurais, com inscrição ativa no Cadastro Único em 29 de março de 2022.

Neste primeiro momento, 12.978 beneficiados estarão contemplados a receber a quantia. O valor será pago em parcela única e poderá ser retirado em qualquer agência do Banrisul. “Este valor vem trazer um reforço e um olhar em relação à preocupação do nosso governo com o pequeno agricultor”, salientou o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Jr.

O SOS estiagem pagará o apoio financeiro àquelas famílias que residirem em município que declarou situação de emergência ou calamidade pública por conta da estiagem, entre dezembro de 2021 e 31 de março de 2022. Confira a lista dos municípios contemplados, clicando aqui.

Como sacar o valor

O contemplado com o programa de auxílio financeiro deverá se dirigir até uma agência do Banrisul, não obrigatoriamente no município de origem, e apresentar um documento de identificação com foto e CPF. Após o depósito do valor, o beneficiário terá o prazo de 80 dias para sacar o recurso. 

O dinheiro será pago a apenas uma pessoa do núcleo familiar. Segundo o governo, o valor deverá ser destinado, preferencialmente, para a aquisição de alimentos e outros gêneros de primeira necessidade, para sementes e insumos agrícolas e para alimentação animal.

Mais informações: https://www.rs.gov.br/sosestiagem

Foto: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Compartilhe essa notícia: