Nesta sexta-feira (2) celebra-se o dia de Nossa Senhora dos Navegantes. Em Porto Alegre, todos os anos ocorre a tradicional procissão em homenagem à padroeira da cidade, portanto, a prefeitura montou um esquema especial de trânsito e transporte. Haverá passe livre nas linhas de ônibus da capital.
Como o feriado cai em uma sexta-feira, onde há grande movimento nas entradas e saídas da capital, é importante que os motoristas em deslocamento para o litoral e interior evitem os acessos pelo Túnel da Conceição, avenidas Castello Branco e Sertório, trajetos por onde circula a procissão. A melhor opção para quem irá deixar Porto Alegre é seguir pela Terceira Perimetral.
Equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação estarão orientando sobre bloqueios e desvios de trânsito momentâneos com alterações em linhas de transporte urbano e metropolitano. Os agentes de fiscalização também estarão atentos para que, caso necessário, realizem ajustes para minimizar os impactos no trânsito.
Em relação as linhas de transporte que utilizam a avenida Mauá no trecho bloqueado, serão desviadas pela rua Voluntários da Pátria. Algumas linhas irão sofrer alteração no ponto terminal. As alterações podem ser conferidas no site da prefeitura.
Durante o período da procissão, pela manhã, em que algumas ruas da área central estarão bloqueadas, linhas que acessam o Centro pela Rodoviária e outras que eventualmente sejam atingidas pelo bloqueio, serão desviadas conforme anos anteriores, ou de acordo com determinação da fiscalização.
Procissão
As homenagens iniciam às 7h, com uma missa na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico. Em seguida, por volta das 8h, tem início a procissão com a imagem da santa pelas avenidas Mauá e Castello Branco, com a presença de autoridades eclesiais e políticas, além de milhares de devotos que percorrem as ruas até o Santuário dos Navegantes, próximo à antiga Ponte do Guaíba.