A blood-engorged female Aedes albopictus mosquito feeding on a human host, 2001. Under experimental conditions the Aedes albopictus mosquito, also known as the Asian Tiger Mosquito, has been found to be a vector of West Nile Virus. Aedes is a genus of the Culicine family of mosquitoes. Image courtesy CDC/James Gathany. (Photo by Smith Collection/Gado/Getty Images).

Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan online), mostraram que 1.079 mortes pela doença até esta quarta-feira (27).Na série histórica divulgada pela pasta, também com base no Sinan, o maior número de óbitos no período de um ano completo ocorreu em 2022, quando chegou a 1.053 registros. Em seguida, vem o ano de 2015, com 986 mortes.

O Ministério da Saúde vai investir R$ 256 milhões no fortalecimento da vigilância das arboviroses. Neste momento, é preciso intensificar os cuidados na prevenção, por parte de todos, para reduzir a transmissão das doenças. Para evitar o agravamento dos casos, a população deve buscar o serviço de saúde mais próximo ao apresentar os primeiros sintomas.

No último dia 21, foi divulgado que haverá distribuição da vacina contra dengue através do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, não será utilizada em larga escala em um primeiro momento, já que o laboratório fabricante, afirmou que há uma capacidade restrita de fornecimento de doses. Desse modo, a vacinação será direcionada para públicos e regiões prioritárias, como estratégia para utilizar as doses disponíveis previstas para ocorrer já nas primeiras semanas de janeiro de 2024.

Compartilhe essa notícia: