A terceira edição do Cadastro Único Volante contemplará a região do Bairro Jardim Carvalho, no dia 10 de outubro. A ação tem como objetivo suprir as necessidades de quem precisa atualizar ou fazer o Cadastro (instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, como Bolsa Família), além do atendimento já oferecido nos 22 Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.

            Equipes de entrevistadores sociais da Fasc farão a consulta, triagem e a aplicação dos questionários para a população do Bairro Jardim Carvalho, em frente à Unidade de Saúde Milta Rodrigues (End. Rua Comendador  Eduardo  Secco, nº 4B). A ação será realizada no ônibus da Defensoria Pública do Estado e o atendimento será das 9h às 16h.

            De acordo com a coordenadora do Cadastro Único – CGBCAD da Fundação de Assistência Social e Cidadania – Fasc, Heloísa Saldanha Lauenstein, a ação visa suprir a demanda nos CRAS, locais que a população acessa o serviço para realizar o Cadastro. “Com o ônibus volante levaremos o serviço nas regiões, ampliando a capacidade de atendimento para a população”, explica.

            O Cadastro Único é o principal instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, fundamental para a concessão dos benefícios, como o Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, Benefício de Prestação Continuada entre outros. Funciona como porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas. Além do atendimento nos 22 CRAS, equipes da Fasc também realizam atendimento volante, que são ações cadastrais de forma descentralizada em unidades públicas do município, na rede sociaoassistencial ou em espaços comunitários. Vale referir que Porto Alegre possui mais de 100mil famílias cadastradas (aproximadamente 300 mil pessoas).

            As ações seguirão conforme a demanda averiguada pelas equipes da Fasc. A próxima será no dia 26 de outubro, na Unidade de Saúde Tijuca, End. Rua Reverendo Daniel Betts, nº 321 – Bairro Morro Santana.

Fonte: Ascom – Fundação de Assistência Social e Cidadania – FASC

Foto: Luis Adriano Madruga / Divulgação PMPA / ação no bairro São José