Equipes chinesas encontraram, nesta quarta-feira (23), uma das duas caixas pretas do avião da China Eastern Airlines que caiu com 132 pessoas a bordo, no dia 21.
O dispositivo foi severamente danificado e não ficou imediatamente claro se era o gravador de dados de voo ou o gravador de voz da cabine, disse um funcionário da Administração de Aviação Civil da China (CAAC) em uma entrevista coletiva.
O voo MU5735 estava a caminho da cidade de Kunming, no sudoeste do país, para Guangzhou, na costa, na segunda-feira, quando o jato Boeing 737-800 mergulhou repentinamente da altitude de cruzeiro no momento em que deveria ter iniciado sua descida antes do pouso.
A maior parte do jato parece ter se desintegrado com o impacto e nenhum sobrevivente foi encontrado. A causa do acidente ainda não foi determinada. As autoridades da aviação alertaram que sua investigação seria muito difícil devido aos graves danos à aeronave
“Encontramos uma caixa preta no local, mas esta caixa preta foi severamente danificada do lado de fora, então a equipe de investigação na linha de frente ainda está verificando se é o gravador de dados de voo ou o gravador de voz da cabine”, disse Mao Yanfeng, chefe de investigação de aeronaves da CAAC, disse no briefing.
Os dados do FlightRadar24 mostraram que a aeronave mergulhou a uma taxa de 31.000 pés por minuto – a altura de um prédio de 50 andares a cada segundo.
O clima ao longo da trajetória de voo na segunda-feira não representou nenhum perigo para a aeronave, e os controladores aéreos mantiveram comunicação com ela após a decolagem e antes de sua rápida descida, disse Mao a repórteres.
Durante a descida, o avião não respondeu às repetidas chamadas dos controladores aéreos, disse a CAAC anteriormente.
O jato atendeu aos padrões de aeronavegabilidade antes da decolagem, e os três pilotos – um a mais do que o normalmente exigido em um 737 – estavam em boas condições de saúde, disseram as autoridades.
O capitão foi contratado em janeiro de 2018 e tinha 6.709 horas de experiência total de voo, enquanto o primeiro e o segundo oficiais tinham 31.769 horas e 556 horas, respectivamente, disse um oficial da China Eastern no briefing.
“Pelo que sabemos, o desempenho dos três pilotos foi bom e a vida familiar relativamente harmoniosa”, disse o responsável.
Em resposta ao acidente, a China Eastern reforçou as precauções, exigindo dois capitães seniores e um copiloto sênior em uma tripulação de três pessoas em alguns tipos de aeronaves, informou o The Paper, apoiado pelo Estado.
A China Eastern e duas subsidiárias aterraram sua frota de mais de 200 jatos Boeing (BA.N) 737-800.
A China fez grandes avanços na melhoria dos padrões de segurança aérea nas últimas duas décadas, e o desastre de segunda-feira foi o primeiro grande acidente em doze anos.
Fonte: Reuters