O programa de testagem diagnóstica para Covid-19 de caminhoneiros com destino à Argentina e ao Chile iniciou nesta segunda-feira, 31, em Cachoeirinha, município localizado em um ponto estratégico entre as principais rotas rodoviárias federais gaúcha. Os motoristas de transporte de cargas que partem do Rio Grande do Sul ou atravessam o Estado serão testados com o exame de biologia molecular (RT-PCR), a fim de evitar a transmissão do vírus nesses dois países e para portarem comprovante de ingresso como estrangeiros.
Para realizar o teste RT-PCR o caminhoneiro deverá apresentar o Manifesto Internacional de Cargas (MIC). O material recolhido, em Cachoeirinha na unidade ambulatorial Décio Martins Costa, que atende das 7h às 19h. Depois de coletar amostras para o exame, com o uso de swab nasal e faríngeo (espécie de cotonete introduzido no nariz e na garganta), o motorista poderá seguir viagem até alcançar a fronteira.
Para aqueles que realizarem a coleta no seu município de residência, os resultados serão divulgados pela Vigilância Epidemiológica do local e, se o teste apresentar detecção do vírus, receberão as orientações padrões do seu município de origem. Os motoristas não residentes do Rio Grande do Sul receberão os resultados do Lafron, e, em caso de positividade para a presença do coronavírus, terão orientações da Vigilância Epidemiológica do município que executou a coleta.
O programa prevê a realização de aproximadamente 500 exames por dia no Estado. É realizado pela Secretaria da Saúde (SES) em conjunto com CGLab, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e municípios parceiros.
Foto: Prefeitura de Cachoeirinha