Exames bucais, ações de conscientização e atividades educativas serão oferecidos ao público nesta quarta-feira (29) das 8h às 17h, no Largo Glênio Peres, junto ao Mercado Público, Centro Histórico de Porto Alegre.

A ação faz parte da campanha Maio Vermelho – Mês de Luta contra o Câncer Bucal. A iniciativa lembra o 31 de maio, Dia Estadual de Combate ao Câncer Bucal e Dia Mundial sem Tabaco, principal causa da doença.

O local terá dez consultórios onde serão realizados exames clínicos com a orientação de profissionais da área de odontologia para alertar quanto aos riscos da doença, com o objetivo de diagnóstico precoce.

O câncer de boca é uma doença crônica não transmissível e possui como principal fator de risco o tabagismo. Para se prevenir, as dicas são evitar fumar, não ingerir bebidas alcoólicas e evitar exposição solar excessiva.

“As pessoas devem ficar atentas a feridas na boca que não cicatrizam há mais de 15 dias, o que pode caracterizar estágio inicial da doença”, destaca a coordenadora da área de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Caroline Schirmer.

Em caso de dúvida, a orientação é procurar a unidade de saúde de referência, conforme endereço de moradia, onde as equipes de saúde bucal estão capacitadas para fazer o rastreamento de lesões.

 

Índices de prevenção

Quando o diagnóstico é precoce e o paciente é submetido ao tratamento indicado, dados apontam que a possibilidade de cura fica em torno de 80%. Da mesma forma, o diagnóstico tardio pode levar a um tratamento mais agressivo e mutilador. C

onforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2018 ocorreram cerca de 14,7 mil novos casos de câncer de boca. Desse total, estima-se que 11,2 mil são homens e 3,5 mil mulheres.

 

Maio Vermelho

Realizado anualmente, o Maio Vermelho pretende ser um fórum de discussão permanente entre os profissionais, com o objetivo de qualificar a atenção à saúde desses pacientes.

A promoção é uma iniciativa conjunta da SMS e Fecomércio-RS, pelo Sesc-RS, com apoio do Comitê de Entidades de Classe da Odontologia (Cecors), Conselho Regional de Odontologia, Secretaria Estadual da Saúde, Faculdades de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Em 2018, foram examinadas 550 pessoas no evento da campanha, das quais 30% possuíam alguma lesão bucal. Do total de pessoas examinadas, 17,7% eram fumantes, 27,2% ex-fumantes e 55,1% não fumantes.

Todos os pacientes do município de Porto Alegre encaminhados aos Centros de Especialidades Odontológicas saíram do local com a consulta agendada.

 

Reportagem: Vanessa Conte/ PMPA

Foto: Cristine Rochol/ PMPA

Compartilhe essa notícia: