A Prefeitura de Porto Alegre e integrantes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), apresentaram nesta sexta-feira,13, no Paço Municipal, o Projeto de Priorização do Transporte Coletivo. Nos próximos seis meses serão implantados 22 quilômetros de faixas exclusivas em 16 trechos da Capital.

As medidas contribuem para a regularidade da operação e mais agilidade nas viagens, e também para a diminuição no tempo do deslocamento dos usuários. Isso atrai novos passageiros, pois melhora a qualidade do serviço. Além disso, com viagens mais rápidas, sem congestionamento, é possível economizar combustível, o que influencia na redução geral do preço da passagem. Os locais foram escolhidos a partir de um trabalho de diagnóstico, desenvolvido pela EPTC, que identifica os principais gargalos de transporte que devem ser solucionados para melhorar a circulação dos coletivos.

Locais que receberão faixas exclusivas – Avenida Independência, Mostardeiro, Goethe, Rua da Conceição (dois sebtidos), avenida Mauá, avenida João Goulart, Loureiro da Silva (sentido túnel), Paulo Gama / Luiz Englert, avenida Siqueira Campos, avenida Ipiranga trecho II e III, avenida Silva Só, avenida Azenha, avenida 24 de Outubro e avenida Plínio Brasil Milano.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior afirma que este é um marco importante para a cidade, que beneficia diretamente 370 mil pessoas que usam o transporte coletivo diariamente. Marchezan ressalta a necessidade da população entender as mudanças que estão sendo feitas para recuperar a viabilidade do transporte público. “É preciso valorizar o interesse coletivo para construirmos uma Porto Alegre melhor para todos”, diz.

Segundo o secretário extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Rodrigo Mata Tortoriello, a medida resgata uma iniciativa de 1977, com a implantação dos corredores de ônibus, do qual a Capital gaúcha foi pioneira. “São ideias que podem transformar a forma de locomoção da cidade. Agradeço ao prefeito por enfrentar os desafios que podem mudar a realidade do transporte coletivo”, destaca o secretário, ressaltando que a medida deve atrair mais passageiros.

O diretor-técnico da EPTC, Marcelo Hansen, explicou que cada usuário que usa as 154 linhas dos itinerários que vão receber a medida (41% do total das 373 linhas da capital) terão um ganho médio de 25 minutos no deslocamento. Varia de 5min até 35 min, dependendo do trecho utilizado. Atualmente Porto Alegre conta com 17 km de faixas exclusivas.

O diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano, destaca que a qualidade de vida de uma população está ligada, também, à qualidade do transporte público. “Não é só uma obra, mas uma mudança de cultura. É uma missão priorizar o coletivo para quem mais precisa”, afirma ele.

A presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Tula Vardaramatos, elogiou o trabalho realizado pela equipe da EPTC e disse que o usuário será o maior beneficiado. “O transporte coletivo necessidade de uma via segregada. Teremos uma cidade mais humana e sustentável”, salienta.

Presente no evento, o vereador Reginaldo Pujol lembrou da década de 70 quando participou do projeto dos corredores de ônibus e elogiou a coragem da administração Marchezan em enfrentar as mudanças necessárias.

Foto: Joel Vargas / PMPA

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