A Corte da Diversidade do Carnaval 2022 foi escolhida na noite deste domingo, 24. O evento, realizado na Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina, contou com a participação de 13 candidatas representantes da comunidade LGBTQIA+ às coroas de rainha, primeira princesa e segunda princesa da diversidade e um corpo de oito jurados.

A vencedora da noite foi a Paula Cristina Benites De Souza, representante da escola de samba Unidos De Vila Isabel, de Viamão. Natascha Voguel, da Bambas da Orgia, e Ellen Miamyy, pela Estado Maior da Restinga, foram eleitas primeira e segunda princesas, respectivamente.

Para a soberana da diversidade, esse é o início de uma mudança na execução do Carnaval. “Se depender de mim, esse título será a ponte que vai ligar a diversidade ao Carnaval de Porto Alegre. Não só na produção criativa, mas com representatividade real”, afirmou Paula Cristina.

A coordenadora de Diversidade Sexual e de Gênero da SMDS, Camila Rodrigues, destaca como positiva a repercussão do concurso. “O envolvimento das escolas, do Rei Momo de Porto Alegre e das outras soberanas que vieram prestigiar a festa revelam que a inclusão já está acontecendo, mas precisamos dar ainda mais espaço para as pessoas LGBTQIA+.”

O evento foi realizado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SMDS), Extraordinária dos 250 Anos e da Cultura, com apoio da produtora Cubo Filmes, da União das Escolas de Samba de Porto Alegre (Uespa) e da União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre (UECGAPA).

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Compartilhe essa notícia: