Foto: Rosa Ana Bisinella/Divulgação

A chegada da primavera no hemisfério Sul será celebrada com um evento especial na Feira Ecológica de Caxias do Sul. O Festival da Primavera está marcado para a manhã de sábado, 23 de setembro, na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino, das 8h às 11h (a Feira atende das 6h30 às 11h30).

A programação inclui diversas atividades, desde a distribuição de mudas de hortaliças à orientação sobre cultivo em vasos e informações sobre criação de abelhas sem ferrão. Além disso, os visitantes poderão desfrutar de uma apresentação cultural com a Dj Gabriela Demore e participar de um sorteio de sacolas com alimentos orgânicos, doados pelos agricultores ecológicos, mediante inscrição.

A ação do Festival da Primavera é resultado da parceria entre a Feira Ecológica de Caxias do Sul, a empresa Viveiros Piccoli de Farroupilha, a Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra) e a Associação Serrana de Meliponicultores (Assermel), que se dedica à criação de abelhas sem ferrão.

Na perspectiva da agroecologia, a primavera assume grande importância, pois marca o início da renovação das culturas, principalmente de hortaliças e frutas. Alexandre Reche, da equipe de coordenação da Feira Ecológica, destaca que a agricultura ecológica se pauta pelo respeito ao ciclo natural e pela produção de alimentos sem perda de nutrientes, sem aditivos químicos e sem agrotóxicos.

As mudas de hortaliças distribuídas durante o evento são fornecidas pela empresa Viveiros Piccoli, que cultiva cerca de 100 variedades de olerícolas em sistema protegido. Essas mudas são amplamente procuradas, especialmente para culturas da estação como tomate, pimentão, pepino, moranga, abobrinha, alface, rúcula, repolho, brócolis e couve-flor, além de flores de verão.

A Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra) estará presente para oferecer orientações sobre o cultivo em espaços urbanos, com foco em cultivos em vasos, e disponibilizará mudas de manjericão.

Por sua vez, a Associação Serrana de Meliponicultura (Assermel) compartilhará informações sobre a importância e técnicas de manejo para a criação de abelhas sem ferrão, apresentando enxames de algumas espécies. A associação, que foi oficializada em abril de 2023, reúne mais de 30 associados da região da Serra gaúcha e apoia a meliponicultura para polinização, preservação e multiplicação de enxames de abelhas sem ferrão.

Compartilhe essa notícia: