
Foto: Facebook/Divulgação
Passava das nove horas da noite daquele dia 4 de agosto de 1997, quando os pouco mais de sete mil torcedores que enfrentaram aquela noite fria para ver o Grêmio enfrentar o Sport tiveram a sorte de ver um golaço. O jovem que fazia sua segunda partida como profissional teve a sorte da bola vir à meia altura, também por sorte, o marcador veio correndo, o que possibilitou que ele desse um chapéu no adversário. Na sequência do lance, novamente ela, a sorte, permitiu que ele escapasse da falta, driblasse mais dois e encontrasse o canto, na saída do goleiro, marcando seu primeiro gol como profissional.
Alguns anos mais tarde, a sorte brilharia novamente para aquele jogador. Quando Fernandão cabeceou, Rogério Ceni fez uma grande defesa. Por sorte, o atacante conseguiu correr, recuperar a bola e cruzar. Então, o jogador que na década anterior tinha estreado com a camisa do rival, teve a sorte de acreditar na jogada, entrar na área e estar no lugar certo para tocar a bola de cabeça para o fundo da rede e marcar aquele 16 de agosto de 2006 para sempre na memória dos colorados.
Não fosse uma ironia, chamar estes lances de sorte seria um desrespeito com a história de Paulo César Tinga. O empreendedor, palestrante, ex-jogador, multi-campeão e agora também escritor costuma brincar com o conceito de sorte. “As pessoas perguntam se eu acredito em sorte. Eu não sei se existe, mas se existir, ela é muito esperta, escolhe sempre quem trabalha, quem se prepara, acorda cedo”, analisa.
Completando 45 anos, Tinga lança um livro contando sua história: “Chamando atenção da sorte”. Na obra, o porto-alegrense, que adotou seu bairro como nome conta sua trajetória até aqui. Desde a infância humilde, vendo o esforço da mãe para sustentar o lar, até o presente, como empreendedor, passando, é claro, pelos momentos de glória nos gramados.
“O nome vem de uma palestra. Eu comentei que tentava sempre chamar a atenção da sorte, trabalhando, me dedicando. No dia seguinte, um rapaz que assistiu à palestra postou uma imagem no Instagram. Ele estava trabalhando e colocou na legenda que estava fazendo o que tinha aprendido, chamando a atenção da sorte”, conta Tinga.
O autor revela que a obra, assim como suas palestras, tem um objetivo principal: “ajudar a mudar vidas”. O texto apresenta ainda relatos de ex-companheiros, treinadores e familiares. O livro está em pré-venda desde o dia 7 deste mês, podendo ser adquirido clicando aqui. O lançamento oficial está marcado para o dia 24 de outubro, no Beira-Rio.