A chuva que atingiu diversas regiões gaúchas nesta quinta-feira (11) vai prosseguir ainda por muitos dias e esta sexta-feira (12) não será a exceção. Parte de Santa Catarina também deve ter tempo instável no final desta semana. Trata-se de um quadro de vários dias seguidos de instabilidade que devem provocar altos volumes de chuva em diversas cidades.
Esta sexta-feira será mais um dia de abundante nebulosidade com predomínio de tempo nublado a encoberto na maioria das cidades gaúchas. Chove e garoa no decorrer do dia na maior parte dos municípios do estado, mas em alguns pontos mais ao Norte e ao Sul existe a possibilidade de não chover.
Ar mais frio atua no Sul gaúcho e ar mais quente vai estar presente sobre o Norte do estado. O contraste térmico das duas massas de ar favorece a instabilidade e faz com que grande parte do estado tenha outro dia ameno, enquanto no Norte e no Norte gaúcho aquece mais e até com relativo abafamento.
Em Santa Catarina, o tempo segue instável nesta sexta-feira no Sul e no Leste do estado, as duas áreas do estado que nas últimas horas tiveram os maiores acumulados de precipitação, até com mais de 50 mm em alguns municípios. Do Meio-Oeste para o Oeste qualquer instabilidade será mais isolada e o sol deve até aparecer com nuvens em diferentes pontos com abafamento.
No fim de semana, uma área de baixa pressão vai reforçar ainda mais a instabilidade com chuva em todas as regiões do Rio Grande do Sul e que será localmente forte. A chuva aumentará ainda no Leste de Santa Catarina, devendo ser forte em alguns pontos e com elevados volumes.
O começo da semana que vem reserva mais chuva. Isso porque uma frente fria associada a um centro de baixa pressão na região do Prata deve começar a ingressar no Rio Grande do Sul a partir do Oeste, trazendo mais precipitação. A frente traz chuva mais volumosa na Metade Oeste na segunda. Na terça, o sistema frontal cruza pelo estado, trazendo mais água.
Porto Alegre deve ter tempo instável até terça-feira. A chuva na maior parte do período será fraca e podem ocorrer alguns intervalos sem precipitação, mas haverá momentos em que a chuva deve ficar moderada a ocasionalmente forte. Em Florianópolis, muita chuva é esperada entre esta sexta e a terça-feira, com acumulados que podem ser muito altos e com transtornos na capital catarinense.