A passagem do ciclone extratropical por parte da região sul do país provocou mortes, desaparecimentos, derrubou árvores e deixou um rastro de destruição principalmente no Rio Grande do Sul. Segundo o governo do estado do Rio Grande do Sul, pelo menos três pessoas morreram e onze seguem desaparecidas. Para auxiliar nas despesas dos danos, mais de um milhão de reais serão repassados para cinco municípios afetados pelo mau tempo.
O ciclone extratropical é causado devido a baixa pressão atmosférica que surge fora dos trópicos do planeta. Eles são associados às frentes frias e encontrados nas médias e altas latitudes. Aqui no Hemisfério Sul, esses ciclones giram no sentido dos ponteiros do relógio, e quando o fenômeno vem do Oceano Atlântico, devido a essa movimentação em sentido horário, tende a afetar a costa brasileira, conforme Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).
Esta semana, mais precisamente na madrugada do dia 15, o ciclone que atingiu o sul do país, é um exemplo disso. Ele está associado a uma frente fria e se formou no Oceano Atlântico. A área de baixa pressão nos médios e altos níveis da atmosfera potencializou a formação do ciclone em terra, transportando a umidade do oceano para o continente.
Vale destacar também, que quando o ciclone formado no oceano se aproxima da costa, aumenta a possiblidade de danos, com deslizamentos, chuvas e ventos fortes. Para se ter uma ideia, este ciclone provocou rajadas de vento que superaram os 80 km/h na Região Sul e os volumes de chuva ultrapassam 100 milímetros (mm) em 24 horas.
Dentre os danos causados, o ciclone extratropical que afetou a região sul do país nesta quinta-feira, acompanhado de uma frente fria, provocou a morte de uma pessoa em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e vários estragos em outras cidades gaúchas, incluindo Porto Alegre. Na Capital, após dois dias da passagem do ciclone, equipes de mobilidade, defesa civil, e órgãos públicos de segurança seguem realizando trabalhos para minimizar os danos causados.
O instituto Nacional de Meteorologia emitiu novo alerta para o final de semana que deverá receber mais uma frente fria e grandes volumes de chuva na região Sul do país.