A Coleta Itinerante de Resíduos Eletrônicos recolheu, entre os meses de março e novembro, 1,44 toneladas de resíduos. Na última edição deste ano, realizada sábado, 30, no Lindoia Shopping, foram recebidos 121 quilos de materiais inutilizados.

A iniciativa ocorre devido à parceria entre o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão que integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), e a empresa Trade Recycle. São entregues no local diversos eletrônicos, como TVs, monitores, CPUs, aspiradores, micro-ondas, impressoras, rádios, teclados, cabos e periféricos em desuso. Quando esses resíduos são descartados corretamente, é possível evitar a contaminação com as substâncias perigosas que esses objetos possuem, como chumbo e mercúrio, além de possibilitar o reaproveitamento de suas peças.

O secretário do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm, lembra que os eletrônicos são resíduos especiais, que não podem ser entregues para as coletas convencionais. “Alguns equipamentos também podem ser recuperados e doados para instituições, configurando outras alternativas de correto encaminhamento. O importante é que as pessoas tenham esta consciência de que eletrônicos não podem ser dispostos em qualquer lugar, de qualquer jeito”, alerta.

Além da Itinerante, Porto Alegre também possui dez pontos fixos para o recebimento de resíduos eletrônicos, que não são recolhidos pelas coletas seletiva ou domiciliar. Clique aqui para verificar quais são os locais para esse tipo de descarte.

“Os eletrônicos estão cada vez mais presentes no cotidiano das famílias e das empresas. Esta parceria entre a iniciativa privada e a prefeitura possibilita que seja dado o destino correto a estes resíduos, inclusive com sua possível reutilização pela indústria”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

A correta conservação e a disposição adequada evitam a extração de recursos naturais, possibilitam o destino mais nobre dos equipamentos e preservam a saúde pública. Resíduos não recolhidos pela Coleta Itinerante de Eletrônicos: toner, CDs, disquetes, fitas cassete, gabinetes de computadores sem componentes, lâmpadas e pilhas.

Coleta Itinerante de eletrônicos em 2019:

– 30 de março: 568 kg de resíduos
– 29 de junho: 223 kg de resíduos
– 31 de Agosto: 174 kg de resíduos
– 28 de setembro: 123 kg de resíduos
– 26 de outubro: 234 kg de resíduos
– 30 de novembro: 121 kg de resíduos

 

Reportagem: Raquel Beraldin/ PMPA

Foto:  Divulgação/PMPA

Compartilhe essa notícia: