Uma jovem de 17 anos foi confirmada como a primeira vítima de Zika Vírus adquirido no estado. A moradora de Gravataí começou a apresentas dor ocular e visão turva no dia 7 de janeiro. Ela foi internada no Hospital Conceição, em Porto Alegre, onde foi diagnosticada com neurite óptica.

Amostras de seus exames foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/ RS), que no dia 21 de janeiro confirmou que ela estava com Zika Vírus. Como a jovem não viajou, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), entrou em contato com a prefeitura de Gravataí e com a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (2ª CRS) para que o caso fosse investigado.

No dia 22 de janeiro, foi concluído que o vírus foi adquirido em solo gaúcho, o que foi divulgado pelo Governo do Estado nesta terça-feira (26). Desde 2016, quando 44 pessoas foram infectas com o vírus no Rio Grande do Sul, não eram registrados novos casos. Em 2017, dois gaúchos foram infectados fora do estado e, em 2018, não foram feitos diagnósticos da doença.

 

Foto: Palácio Piratini

Compartilhe essa notícia: