O Cemitério da Santa Casa de Misericórdia é considerado um museu a céu aberto. O sepulcrário, além de ser uma atração turística de Porto Alegre, é o mais antigo em funcionamento da cidade. O primeiro sepultamento ocorreu em m06 de abril de 1850. O Cemitério fica localizado no bairro Azenha, em uma região que conta com outros cemitérios.

Considerado um museu a céu aberto, o Cemitério da Santa Casa, é um importante espaço de memória e de representações políticas, sociais, econômicas e culturais de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Por meio das esculturas situadas nos jazigos e, das próprias sepulturas, histórias da capital gaúcha e do nosso estado podem ser contadas. O conjunto dos monumentos de arte cemiterial é patrimônio da cidade e do Estado. Eles são relevantes, não só por sua beleza e sentido artístico, mas também por expressarem as transformações culturais promovidas ao longo do tempo. Percorrer suas ruas e alamedas é um convite ao reconhecimento deste patrimônio, legado de gerações.

Pessoas famosas sepultadas:

José Plácido de Castro (Político)

Antônio Augusto Borges de Medeiros (Político)

Iberê Camargo (Pintor e Professor)

José Gomes Pinheiro Machado (Político)

Júlio Prates de Castilhos (Jornalista e Político)

Otávio Francisco da Rocha (Político e Militar)

Protásio Antônio Alves (Médico e Político)

Mausoléu do Conde de POA é um dos mais antigos do local. Foto: Paulo Nunes/ RDC TV.

No túmulo de Manoel Marques de Sousa, Conde de Porto Alegre, é possível visualizar , através de uma abertura lateral protegida por um vidro, a antiga bandeira do Rio Grande do Sul que cobre o seu caixão dentro do mausoléu. A sepultura de Vitor Mateus Teixeira (Teixeirinha), cantor e compositor, expoente da música gaúcha é o túmulo mais visitado do estado. O Cemitério da Santa Casa conta com 40 mil jazigos e seis capelas para velório.

Túmulo do Teixeirinha é o mais visitado do estado. Foto: Paulo Nunes/RDC TV.

As visitas mediadas no Cemitério da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre acontecem mensalmente como uma oportunidade de conhecimento e enriquecimento cultural, envolvendo arte, religiosidade e a história da cidade e do Estado. Para saber quando ocorrem as visitas mediadas, acesse o site do CHC Santa Casa: https://www.chcsantacasa.org.br/cemiterio-da-santa-casa-visita-guiada/www.chcsantacasa.org.br/ ou pelo telefone (51) 3214.8255. Mas, no momento, as visitas estão temporariamente canceladas em função da pandemia da Covid-19.

Compartilhe essa notícia: