Em maio, 1.515 cidades brasileiras tiveram aumento no número de casos de covid-19 em comparação com abril. O número corresponde a 62,7% das 2.418 prefeituras ouvidas na 11ª edição da pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sobre a pandemia.
A situação ficou estável em mais de 460 municípios, enquanto que em 17,6% – equivalente a 426 cidades – as administrações municipais apontaram redução no número de pessoas infectadas. Segundo os responsáveis pelo levantamento, os dados acendem um “sinal vermelho para uma possível terceira onda no país”.
Cerca de 77% das prefeituras informaram ter adotado alguma forma de fechamento ou restrição de horário das atividades não essenciais. Já outras 532 cidades (22%) responderam não ter lançado mão deste recurso durante a pandemia.
Considerando a nova orientação do Ministério da Saúde para avançar na vacinação de pessoas com menos de 60 anos, mais de 1.200 cidades afirmaram que vão iniciar a imunização da faixa etária nesta semana. Quanto à vacinação de profissionais da educação, 1.547 prefeituras informaram que vão levar sete dias para completar a imunização deste público prioritário.
Fonte: Agência Brasil
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli/ Direitos Reservados