País destina 36% da produção nacional ao exterior. Foto: Arquivo/Agência Brasil

Na última quinta-feira (12/10), o Itamaraty informou que a carne de frango brasileira vai chegar ao mercado argelino. A informação foi divulgada diretamente de Brasília, onde Brasil e Argélia finalizaram as negociações para a abertura do mercado daquele país à carne de frango brasileira.

Segundo a pasta, isso foi possível, “após a revisão de certificados e auditorias que subsidiaram a análise e o estabelecimento de requisitos fitossanitários para importação do produto nacional”.

O Brasil é o maior exportador e o segundo maior produtor de carne de frango no mundo, consolidando-se como um fornecedor confiável e competitivo, que destina 36% da produção nacional ao mercado externo.

Integração

Segundo o Itamaraty, a abertura do mercado argelino é resultado do trabalho integrado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

As exportações brasileiras do produto em 2023 atingiram, até agosto, US$ 6,73 bilhões, número 5,5% superior ao total alcançado no mesmo período de 2022.

Em 2022, o Brasil exportou US$ 9,52 bilhões de carne de frango, com embarque de 4,6 milhões de toneladas para 170 mercados. Os principais mercados importadores da carne de frango brasileira são China, Japão, Emirados Árabes e Arábia Saudita.

Compartilhe essa notícia: