A Defesa Civil de Porto Alegre, diante dos prognósticos climáticos divulgados por Institutos Meteorológicos, emite alerta para o risco de chuva intensa, acompanhada de rajadas de vento e descargas elétricas (raios), nas próximas 24 horas na Capital.
Conforme a Defesa Civil, o alerta tem como finalidade a prevenção, e os órgãos municipais integrantes da Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) estão com as equipes em alerta e disponíveis para atendimento da população e o restabelecimento da normalidade nas áreas que venham a ser atingidas.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) atua, desde as primeiras horas desta terça-feira, 29, para minimizar os impactos dos fortes ventos que atingiram Porto Alegre. A prioridade das ações é para locais que apresentem riscos à população, vias de grande circulação ou com bloqueios totais ou parciais.
As Equipes de Manejo Arbóreo (EMA) atenderam pelo menos sete casos envolvendo quedas de árvore ou galhos da meia-noite às 9h. Somam-se ainda profissionais das equipes de zeladoria urbana do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), que atuam na limpeza e no recolhimento de lixo espalhados pelo evento climático. A população pode fazer o registro de demandas, via Sistema Fala Porto Alegre 156, para que os técnicos tomem conhecimento dos casos, com posterior envio das equipes.
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil através do telefone 199 ou Corpo de Bombeiros pelo193.
 
Instruções de segurança:
Abrigue-se em local seguro
Não enfrentar o mau tempo
Mantenha-se afastado de postes, árvores e placas de publicidade
Desligue equipamentos da rede elétrica
Não entre em alagamentos
Observe alterações nas encostas

Texto: Denise Righi

Edição: Andrea Brasil

Compartilhe essa notícia: