Na última segunda-feira, (13/11), foi realizada uma reunião técnica do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que discutiu ações e estratégias para o trabalho em conjunto entre os estados integrantes para prevenir e dar respostas a desastres causados por fenômenos climáticos. O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Florianópolis (SC).
Os estados que fazem parte do Codesul, são: Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A sugestão de criar o grupo de trabalho (GT) foi feita pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, durante um encontro com os governadores do Codesul em outubro deste ano. Desde 2016 o trabalho de integração das Defesas Civis não acontecia.
Para o chefe da Casa Militar do Rio Grande do Sul e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, as mudanças climáticas e os recentes eventos extremos despertaram a necessidade de integração, com troca de informações e compartilhamento de boas práticas. “Deliberamos a criação de subgrupos de trabalho, e apresentaremos sugestões de medidas de curto, médio e longo prazo para fortalecer as estruturas das Defesas Civis estaduais”, explicou.
As propostas serão apresentadas em um único documento para os governadores dos quatro estados do Codesul. A expectativa é de que o envio ocorra no início de 2024. A sugestão é de que sejam dois subgrupos formados: Defesa Civil e Corpo de Bombeiros; e Meio Ambiente.
A intenção do GT que se reuniu ontem é criar uma agenda de encontros com os representantes das Defesas Civis. Ficou acordado na reunião que, até a próxima sexta-feira (17/11), cada Estado deve enviar suas propostas sobre a estrutura do grupo.
Além disso, já está marcada, para 24 de novembro, uma nova reunião com representantes dos quatro estados – dessa vez, virtual. O Rio Grande do Sul, que preside o Codesul, será também responsável por coordenador o GT. Há a expectativa de que o cronograma de reuniões seja elaborado até a próxima semana.