A Polícia Civil apreendeu 149 aves silvestres, na manhã desta quarta-feira (21), em uma residência no bairro Salgado Filho, em Gravataí, na região metropolitana. O responsável responde por crime ambiental, podendo cumprir detenção de seis meses a um ano. Essa é a maior apreensão do ano.

Segundo a delegada Marina Goltz, as aves apreendidas eram utilizadas para comercialização e estavam mantidas irregularmente em cativeiro. Quando a polícia chegou ao local, uma das aves já estava morta.

Foram apreendidas dezenas de caixas de leite longa vida, utilizadas para armazenar e transportar os pássaros que são comercializados.

As aves apreendidas são das espécies cardeal, bico-duro, azulão, coleirinho, canário da terra, sanhaço-frade, curió, cravina, trinca-ferro, gaturamo-rei, coleirinho, tipió e coleirinho do brejo.

Foi lavrado Termo Circunstanciado (registro contra crimes com pena de no máximo dois anos) contra o proprietário residência, um homem de 69 anos. Ele responderá pelos crimes previstos no art. 29, com pena de detenção de 6 meses a 1 ano, e no art. 32, com pena de detenção de 3 meses a 1 ano, ambos da Lei de Crimes Ambientais.

A ação contou com o apoio do IBAMA e da Guarda Municipal do Município de Gravataí.

 

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Compartilhe essa notícia: