Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 é “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Victor Godoy, às 13h49, por meio de uma publicação no Twitter.

Além da redação, os candidatos também realizam 45 questões de ciências humanas, incluindo conteúdos de geografia, história, filosofia e sociologia e 45 questões de linguagens, incluindo literatura, língua portuguesa e língua estrangeira.

Cerca de 3,4 milhões de pessoas estão realizando as provas buscando acesso ao ensino superior.

No último ano, o tema da redação foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. A nota da redação tem grande peso no resultado final da prova e, se não seguida algumas regras, os candidatos podem zerar.

De acordo com as regras, os participantes precisam produzir um texto do tipo dissertativo-argumentativo com uma proposta de intervenção a um problema apresentado. A cartilha do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) mostra que os avaliadores da redação usam cinco competências para corrigir o texto. Cada uma vale de zero a 200 pontos.

O candidato pode ter sua redação zerada caso fuja do tema proposta, escreva até sete linhas ou até dez, no caso do sistema braille, não siga o tipo de dissertativo-argumentativo, não esteja de acordo com os direitos humanos, entre outros pontos.

Compartilhe essa notícia: