Após dois anos de restrições, o público pode acompanhar o desfile Farroupilha na avenida Edvaldo Pereira Paiva em Porto Alegre.

De acordo com a comissão estadual dos Festejos Farroupilhas, duas mil e quinhentas pessoas se apresentaram no desfile 20 de setembro. Mais de 6 mil espectadores acompanharam presencialmente o evento. Para a Secretária Adjunta de Estado da Cultura e Presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Gabriella Meindrad, foi uma retomada importante.

“Nós temos a nossa própria identidade visual deste ano, um comprimento de mão que simboliza o retorno, a volta de poder cumprimentar. Isso representa as pessoa estarem em convivência novamente celebrando a nossa cultura fortalecendo cada vez mais. E mais do que isso, mostrando o quanto o nosso povo é diverso”, salientou.

O evento começou às 8:30 da manhã com o desfile cívico-militar. Depois dos militares, foi a vez do grupo União das Etnias de Ijuí, que se apresentou com o tema dos festejos farroupilhas deste ano: “Etnias do gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras.

O desfile tradicionalista encerrou o evento. O primeiro grupo levou a chama crioula. 25 CTGs e piquetes desfilaram.
A celebração também contou com autoridades. Para o Governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, os Festejos Farroupilhas são a comemoração máxima do Estado.

“Esse é momento que nós gaúchos e gaúchas cultuamos a nossa história e a nossa tradição. Então o ponto alto do nosso estado é o mês de setembro, é a semana Farroupilha, é o dia de hoje, o 20 de setembro”, frisou o governador.

Compartilhe essa notícia: