Vias foram completamente tomadas pela água. Foto: Wilson Rosa/RDC TV

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) anunciou o início da emissão de segundas vias gratuitas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores que perderam o documento devido às enchentes. O projeto-piloto começa nos cinco municípios mais afetados pelas chuvas.

Em Arroio do Meio, Encantado e Lajeado, o atendimento será realizado nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) locais. Já os moradores de Muçum e Roca Sales poderão buscar o serviço nos municípios vizinhos, mas o Detran planeja estabelecer postos de atendimento nessas localidades nas próximas semanas.

Inicialmente, os condutores devem procurar os CFCs onde realizaram seu último serviço de habilitação ou renovação. O Detran está trabalhando na implementação de um sistema de identificação por leitura facial, que estará disponível nos CFCs e nos postos temporários em Muçum e Roca Sales nos próximos dias.

Nesta fase inicial, para ter direito à gratuidade, o condutor deve ter feito a habilitação ou renovação no município afetado pelas enchentes. O Detran está estudando a possibilidade de estender esse benefício aos residentes desses municípios e aos demais incluídos no decreto de estado de calamidade pública devido às chuvas intensas, garantindo um processo seguro.

A gratuidade da CNH faz parte das ações da força-tarefa do governo estadual para atender as vítimas das enchentes, garantindo a documentação necessária para acessar serviços sociais e de auxílio. Mauro Caobelli, diretor-geral do DetranRS, destacou o compromisso da instituição em colaborar com a reconstrução das cidades afetadas.

Para aqueles que não perderam seus dispositivos móveis e têm acesso à Internet, a CNH também pode ser acessada por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que tem a mesma validade jurídica do documento físico e pode ser baixado gratuitamente.

Endereços dos Centros de Formação de Condutores na Região:

Lajeado

  • CFC Delazeri
    • Endereço: Rua João Abott, 1141, Centro
    • Telefone: (51) 3748-4533
  • CFC Norma
    • Endereço: Av. Benjamin Constant, 1259, Centro
    • Telefone(s): (51) 3714-2058 e (51) 3710-1356
  • CFC Victoria
    • Endereço: Rua Pedro Albino Muller, 553, Florestal
    • Telefone(s): (51) 3710-1178 e (51) 98123-9174

Encantado

  • CFC Casaril – CHC00007
    • Endereço: Rua Padre Anchieta, 865, Centro
    • Telefone(s): (51) 3751-3005

Arroio do Meio

  • CFC Arroiomeense
    • Endereço: Rua Dr. João Carlos Machado, 1078, Centro
    • Telefone(s): (51) 3716-1737
Compartilhe essa notícia: