O próximo sábado (1) estava previsto como o prazo final para que o novo sistema de placas padrão Mercosul entrasse em vigor, mas o Departamento Estadual de Transito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) pediu um novo adiamento, desta vez para o dia 18 de dezembro.

As placas dos veículos de todo o Brasil devem seguir o padrão Mercosul. O anúncio ocorreu ainda em 2014, mas foi adiado para 2016 e prorrogado para 2017. Na época não entrou em vigor e passou para setembro deste ano quando foi mais uma vez adiado para o dia 1º de dezembro. Agora, o Detran-RS pediu novamente para que o prazo seja estendido para o próximo dia 18, mas o Departamento Nacional de Transito (Denatran) ainda não respondeu.

No novo modelo as placas são de cor branca, possuem quatro letras e três números, e ainda contam com as bandeiras do Brasil, do estado e do município de origem do veículo, além de um QR Code, código de identificação virtual, que é a grande novidade.

Porém o Denatran anunciou que deve dispensar a bandeira do estado e o brasão do município.
Não são todos os veículos que devem colocar a nova placa. Só será obrigatório para veículos novos, transferência de propriedade ou troca de município.

Compartilhe essa notícia: