O volume de vendas do varejo gaúcho em outubro deve crescer 4% na comparação com o mesmo período de 2017 e 7% em relação a setembro de 2018, de acordo com a expectativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS. O principal fator para esse incremento é o dia das Crianças, celebrado na sexta-feira, 12 de outubro.

Estudo realizado pelo Departamento de Economia da entidade aponta que os artigos de uso pessoal, no qual se incluem os brinquedos, devem ter uma alta de 14,5%, vindo a seguir vestuário e calçados, com 13%; móveis, 9,5%; eletrodomésticos, com 9%; publicações e papelaria, 7% e produtos de informática e telefone, com 6,5% de incremento. Nas lojas de brinquedos, o volume de vendas deve registrar crescimento em torno de 4% na comparação com outubro de 2017, com ticket médio de venda ficando na casa dos R$ 108,00. Os brinquedos de menor valor devem ser os mais procurados pelos pais.

– A procura por brinquedos de menor valor é fruto de um cenário de recessão vivido pelos consumidores há um bom tempo. Isso, acrescido ao momento de indefinição eleitoral pelo qual estamos passando, aumenta o receio de endividamento – destaca o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Vitor Augusto Koch ressalta, ainda, que o consumidor, a exemplo do que já ocorreu em 2017, deve optar por efetuar o pagamento à vista de suas compras.

– Deveremos ter um aumento das vendas à vista. Apesar da SELIC estar estável em 6,5% ao ano, o crédito ao consumidor, especialmente originário dos bancos, ainda está exageradamente caro. Além disto, perto de 40% dos consumidores permanecem com problemas de inadimplência, o que os retira das possibilidades de parcelamento de compras, por conta da negativação no SPC – lembra o presidente da FCDL-RS.

Mesmo assim, é perceptível para os lojistas, especialmente dos pequenos e médios municípios do Rio Grande do Sul, que o dinheiro volta a circular com maior intensidade na economia, o que deve favorecer as vendas varejistas gaúchas no último trimestre do ano.

Em relação a procura por presentes, os pais devem concentrar as compras em bonecas, carros articulados, brinquedos de montar e os tradicionais jogos como forma de presentear o público infantil de 5 a 12 anos. Já para os adolescentes, o interesse converge para produtos da área tecnológica, como smartphones e drones, além de artigos de informática e moda.

Fonte/foto: Comunicação FCDL-RS

 

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