Na manhã deste domingo (02), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, pais e familiares atípicos se encontraram em diversos pontos da capital. Um deles era a Orla do Guaíba onde integrantes da AFAPA(associação de familiares e amigos de pessoas com autismo de Porto Alegre) realizaram um encontro.
A campanha deste ano teve como tema “o autismo não tem cara, mas tem coração”. A instituição é coordenada por Nara Pinheiro, que é presidente da associação criada em 2019. Ela é mãe do Matheus de 12 anos, que foi diagnosticado com o autismo grau 2 aos 2 anos de idade, esse estágio do transtorno é moderado, ou seja, a pessoa precisa um pouco mais de apoio na rotina diária. O jovem frequenta a escola especial do estado regularmente.
Além da AFAPA existem outras instituições e grupos de apoio à pessoas com autismo que auxiliam familiares na busca de direitos aos pacientes. Entre esses direitos fundamentais estão o BPC (Benefício de Prestação continuada) do governo federal, emissão da CIPTEA(Carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autismo), além da cobrança aos órgãos públicos por monitores e professores nas escolas especiais. As organizações ainda alertam sobre a conscientização social dos pacientes e como a sociedade lida com eles e quanto ainda se precisa evoluir nessa questão.
A programação especial do dia mundial do autismo continuou no parque harmonia(Redenção) com uma caminhada que reuniu centenas de pessoas. A noite ocorre um show beneficente no bar opinião.