A chegada do frio é motivo de alerta em relação às doenças respiratórias. Por isso, com o inicio da estação, que ocorre no dia 21 de junho, Paulo Viana entrevistou a Dra. Juliana Cardozo Fernandes, pneumologista do Hospital Ernesto Dornelles que respondeu algumas das perguntas mais frequentes sobre o tema.
Quais são as principais doenças respiratórias de inverno (tanto crônicas quanto transmissíveis)?
Predominam no inverno os quadros agudos de gripes e resfriados comuns, causados por vírus (influenza, covid, sincicial entre outros). Não podemos esquecer das doenças crônicas como asma e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica – “enfisema”) que descompensam muito no frio e a tão temida pneumonia, que pode inclusive causar internação hospitalar.
Por que as doenças respiratórias aumentam no período do inverno?
O frio favorece a maior disseminação dos vírus principalmente pela maior aglomeração em ambientes fechados. Também causa aumento do muco e secreção respiratórias em portadores de doenças inflamatórias como alergias, asma e rinites.
Qual a principal forma de contágio e como evitar a contaminação no caso das doenças transmissíveis?
A forma de contato mais comum é através das partículas virais nas superfícies, portanto boa higiene das mão com álcool gel ou lavagem com agua e sabão e uso de mascaras quando estamos doentes é fundamental para não disseminação dos vírus.
Qual a importância da vacinação? Ela evita o contágio e ajuda a reduzir a gravidade dos sintomas?
A vacina reduz agravamento das doenças sempre, evitando principalmente piora e necessidade de hospitalização para tratamento. Pode-se pegar gripe vacinado? Sim, mas a chance de necessitar internar numa UTI é menor nesses casos. Precisamos de alguns dias para proteção da vacina ser efetiva após a aplicação da mesma.
Quais os grupos de risco que devem tomar mais cuidado nesse período?
Crianças < 12 meses e idosos (>60 anos) principalmente com doenças crônicas, são os mais suscetíveis. Pessoas com doenças imunológicas, câncer em tratamento com quimioterapia e transplantados também são de maior risco a quadros agravados.
Como proteger crianças e idosos?
A vacina precoce e evitar aglomerações nesse período de inverno auxilia na proteção.
Quais os principais tratamentos e orientações para quem apresenta as doenças respiratórias mais comuns no inverno?
Importante respeitar o período de repouso, boa hidratação e sono para corpo se recompor. Alguns antivirais disponíveis: casos com vírus influenza temos disponível o antiviral oseltamivir (Tamiflu) e para vírus Covid19 temos o combinado nirmatrelvir + ritonavir (Paxlovid) que ainda é restrito a idosos, e portadores de algumas doenças crônicas.
Caso apresente os sintomas, o que devo fazer? Qual o momento de buscar o atendimento médico ou até buscar a emergência?
Principal é procurar testar presença de vírus se sintomas persistirem por mais de 72h, assim será possível tratamento específico quando indicado e se afastar dos ambientes coletivos para evitar sua disseminação.
Cuidados básicos para prevenir doenças de inverno:
Bons agasalhos nos dias frios como casacos, mantas e gorros. Atenção a hidratação, sono, praticar exercícios, boa alimentação e incrementar alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas como limão, bergamota e laranja). Manter seus medicamentos preventivos sempre em dose de manutenção sem falhas.