A operação para distribuir as 193,2 mil doses da vacina CoronaVac às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) do Rio Grande do Sul começou na manhã desta segunda-feira (08). O lote, recebido no domingo (07), será utilizado pela Secretaria da Saúde (SES) para manter a vacinação de profissionais da saúde e iniciar a imunização de idosos acima de 85 anos.

As doses saíram da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) e foram encaminhadas para o Batalhão de Aviação da Brigada Militar, em Porto Alegre, de onde foram distribuídas por via área, com apoio da Secretaria da Segurança Pública (SSP). 

O lote para a coordenadoria de Santa Maria foi enviado por volta das 09h em um helicóptero da Polícia Civil. Mais tarde, às 9h30, um avião King Air, do Estado, decolou com a carga para as regionais de Bagé, Caxias do Sul, Erechim, Palmeira das Missões, Pelotas e Santo Ângelo.

A Ceadi também enviou um veículo com as vacinas da coordenadoria de Porto Alegre. Na central também estão os lotes de Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Osório, de onde seguirão para seus destinos por via terrestre.

A distribuição de doses para o interior é prioridade de distribuição, por motivos de continuidade do plano de vacinação e conservação das doses. Assim como as demais, a quarta operação de distribuição teve apoio da Secretaria da Segurança Pública.

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Compartilhe essa notícia: