O governador Eduardo Leite assume em abril o cargo de presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). A posse deve acontecer na próxima reunião da entidade, que reúne representantes do Rio Grande do Sul, do Paraná, de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul.

No Codesul, os governadores dos estados integrantes se revezam no cargo da presidência, onde permanecem por um ano. Na presidência, Leite será responsável por articular negociações entre os estados. Os temas são definidos por consenso e em diferentes áreas como: saúde, meio ambiente, agricultura, turismo e vigilância sanitária.

“Muito me honra participar, já no primeiro ano de mandato, dessa missão, que é defender os interesses do Rio Grande do Sul e dos demais estados próximos junto a outras esferas”, afirmou o governador.

O Conselho também discute a implementação de políticas de faixa de fronteira e tratativas de integração com as províncias vizinhas da Argentina, do Paraguai e da Bolívia, que fazem limite com os estados-membros. Além disso, também é um espaço no qual os governadores têm liberdade para discutir temas federativos, como as questões vinculadas à Lei Kandir e às reformas propostas pela União.

Foto:Itamar Aguiar/ Palácio Piratini

Leia mais

Eduardo Leite vai a Brasília debater sobre a reforma da Previdência

Compartilhe essa notícia: