| Lívia Rossa |
Durante live do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (9), o governador Eduardo Leite comentou sobre o planejamento da retomada das aulas presenciais no Estado. Segundo Leite, a volta está sendo acertada em consulta a 1500 entidades da área da educação, por meio de questionário que deve ser enviado pelas instituições até o dia 12 de julho, através do site do distanciamento controlado. Até o momento, mais de 600 instituições já deram retorno.
As aulas devem ser retomadas por etapas, com medição de impacto de disseminação do coronavírus. Também estão sendo avaliadas as séries que voltarão primeiro, se o ensino médio ou o ensino fundamental. “Queremos achar uma solução coletiva e colaborativa”, afirmou Leite.
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deve acontecer nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Até lá, o governo adotou medidas para reforçar o aprendizado dos alunos que devem realizar as provas por meio da plataforma digital “Resolve Sim”, que contém conteúdos, exercícios e simulados de graça para alunos da rede pública.
O recurso estará disponível a partir do dia 24 de julho e estima-se que por volta de 235 mil estudantes devem ser beneficiados, destes, 16 mil integrantes do ensino médio. Até o momento, o governo disponibilizou aulas voltadas à prova do ENEM em vídeo no canal educativo TVE.“Sabemos das dificuldades, especialmente da rede pública e estamos trabalhando alternativas de reforço”, acrescentou o governador.
O “Resolve Sim” é uma parceria foi firmada entre o governo do Estado e o apresentador e empresário Luciano Huck, também presente na live. O apresentador da Globo articulou a estrutura da plataforma, junto de patrocinadores, e buscou parceria estatal para atingir alunos. “Fiquei pensando como poderia construir uma ponte entre o público e o privado e de que forma poderia contribuir contra a desigualdade digital de acesso à educação”, disse Huck.
O programa é uma parceria entre a faculdade Estácio, de ensino à distância (EAD) e da empresa Eleva Educação, que desenvolveu material didático.
Por fim, em participação na live, o secretário Faisal Karam disse que a parceria é importante para garantir a evolução da questão pedagógica no Rio Grande do Sul e diz que a oportunidade dá possibilidades, inclusive, aos professores. “Assim conseguimos avançar em educação e esperamos que a parceria seja a primeira de muitas”, finalizou.
Crédito foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini/ RDC TV