Na manhã desta terça-feira (18), o prefeito em exercício, vereador Idenir Cecchim (MBD), sancionou a lei que inclui o passe livre em datas de eleições com voto obrigatório. O projeto foi encaminhado pelo prefeito Sebastião Melo no início deste mês e aprovado pela Câmara Municipal na quinta-feira (13), com 32 votos favoráveis e três contrários.
De acordo com o projeto, serão contemplados os dias de eleições em níveis federal, estadual e municipal. Conforme Cecchim, a medida atende um amplo pedido da comunidade. “O projeto foi construído de forma democrática e coletiva, com diálogo com as demandas da população e a sensibilidade do Legislativo e do Executivo”, afirmou.
A gratuidade, que volta a ser garantida aos eleitores a partir da sanção de hoje, havia sido retirada no final do ano passado, em votação, por um conjunto de medidas para enfrentar a crise do transporte público. As providências incluíram também a retirada gradativa dos cobradores, a redução à metade das isenções e a revisão do passe livre, junto com o aporte de R$ 100 milhões neste ano pelos cofres públicos.