O despertador toca, começa o batente. Ducha rápida, café passado, chave no bolso. Ao entrar no elevador, uma lembrança súbita. É o dia da votação para Presidente. Sem problemas, é só pegar o smartphone, acessar o aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), escolher o candidato e confirmar. Feito, e tudo em menos de um minuto. Em seguida, uma notificação do TSE: o comprovante de votação está pronto e pode ser salvo AQUI.

Esse é o futuro proposto pelo advogado Rafael Morgental, especialista em segurança eleitoral. Durante entrevista concedida ao Manhã RDC desta terça-feira (27), Rafael afirmou que já existem pesquisas em desenvolvimento no Brasil para tornar essa sugestão em realidade. “Eu e outros pesquisadores mais ousados estamos trabalhando nesse projeto. Nós temos tecnologia e conhecimento para fazer isso no Brasil”, reiterou.

De acordo com o especialista, a votação via celular, além de prática e acessível, resolveria várias questões vigentes, como o voto auditável. “Embora respeite as manifestações de co-cidadãos, já afirmo que sou contra o voto auditável”, respondeu ao apresentador Armando Burd quando questionado sobre o assunto. “Não podemos olhar para trás na hora de buscar soluções. O futuro da nossa democracia está no aprimoramento das tecnologias do presente, não em técnicas do passado”, concluiu Rafael.

 

Confira a entrevista na íntegra:

Compartilhe essa notícia: