Prestes a realizar sua 71ª edição, a tradicional Festa de São Jorge em Porto Alegre terá pela primeira vez um ato inter-religioso, reunindo fiéis de diversos segmentos religiosos.
A atividade será realizada no dia 23 de abril, data em que se celebra o santo que dá nome à igreja, após a missa das 18h30min, em conjunto pelo titular da paróquia, padre Sérgio Belmonte, e pelo Pai Ricardo de Oxum, representante da religião de matriz africana.
O tema desta edição é “Amigos de São Jorge com fé, amor, igualdade, vivendo a verdade”, onde a proposta do ato é unir seguidores de todas as expressões religiosas, em uma celebração de respeito e de reconhecimento à liberdade de prática religiosa.
As atividades serão realizadas em dois momentos. Na terça-feira (23), haverá 13 missas, de hora em hora, a partir das 6h30min, encerrando com a missa que será celebrada pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Juarez, às 18h30min.
O ato inter-religioso deve ocorrer por volta das 19h. Durante o ato, a escadaria da igreja será lavada, a exemplo do que acontece tradicionalmente nas festas de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador. A partir das 19h30 está marcado para ocorrer a procissão luminosa em torno das ruas do bairro.
O evento ocorre ainda no domingo (28), com missas, procissão e festejos. Haverá venda de alimentos e bebidas para arrecadação em suporte e ações de caridade.
Proposta gerou debates
A proposta inovadora no evento religioso gerou diferentes posicionamentos, causando debates em perfis da Arquidiocese de Porto Alegre nas redes sociais.
Descontente com alguns comentários negativos, o padre Sérgio Belmonte citou posicionamento do Papa Francisco, que defendeu em recente manifestação que a liberdade de religião é um direito humano fundamental.
No sábado (20), o pároco se manifestou através de uma nota, condenando o que qualificou como disseminação de discursos de ódio, intolerância e preconceito.
“A nossa paróquia está sendo atacada no Instagram e no Facebook da Arquidiocese de Porto Alegre após a divulgação do ato inter-religioso na Festa de São Jorge. Comentários negativos que difundem ódio, intolerância e preconceito, além de demonstrarem total desconhecimento do que é um diálogo inter-religioso e o que a igreja diz sobre isso”, destacou o padre.
Programação das atividades
23 de abril
- Missa a cada hora, entre 6h30min e 18h30min
- 18h30min – Missa celebrada pelo bispo auxiliar de Porto Alegre Dom Juarez Destro
- 19h – Ato inter-religioso
- 19h30min – Procissão luminosa