O governador Eduardo Leite (PSDB) esteve, na tarde de quarta-feira (07), no Paço Municipal de Porto Alegre para reunião com o prefeito da capital, Sebastião Melo (MDB). Durante o encontro, Melo apresentou dados sobre a proporção de vacinados na capital e a redução de internações em leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI).

Estiveram presentes o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes (DEM), e o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Porto Alegre, Cezar Schirmer.

Foram discutidas medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19, revitalização de espaços públicos e a possibilidade de ampliação do horário de funcionamento das atividades econômicas. Atualmente, o Rio Grande do Sul mantém medidas restritivas entre 20h e 05h e proíbe o funcionamento de atividades consideradas não essenciais aos finais de semana. O Estado está classificado integralmente em bandeira preta por seis semanas consecutivas. 

O prefeito de Porto Alegre ressaltou a melhora de indicadores apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que apontam redução de 20% na taxa de ocupação de pacientes confirmados com Covid-19 em UTI. Segundo dados do vacinômetro, Porto Alegre já aplicou a primeira dose da vacina contra Covid-19 em 276.137 pessoas do grupo prioritário, o que representa 92,89% da população-alvo. Do total, 80.928 dos vacinados já completaram o esquema vacinal com a segunda dose (27,22%). 

Com o resultado, o prefeito sugeriu mudanças no sistema de cogestão.

“Estamos em uma fase de construção. Vamos participar com quadros técnicos do Gabinete de Crise e, depois, sob a liderança do governador, vamos debater a cogestão com as medidas importantes para avançarmos no enfrentamento da pandemia, com todos os esforços para salvar vidas e para garantir o funcionamento da cidade dentro dos protocolos e propiciando renda às famílias”, disse Melo.

Na manhã desta quinta-feira (08), Melo, que também é presidente do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), participa de uma reunião com o Gabinete de Crise do governo estadual. 

Em publicação nas redes sociais, o prefeito de Porto Alegre sinalizou que propôs participação em debates do comitê técnico do Estado.

Foto: Mateus Raugust / PMPA

Compartilhe essa notícia: