Secretários de mobilidade da região metropolitana debatem prioridades do setor em fórum da Granpal

A integração metropolitana e a radiografia do transporte público voltaram a ser debatidos em reunião do Fórum da Mobilidade da Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre), realizada nessa terça-feira. Conforme a coordenadora Roberta Gomes de Oliveira, o encontro serviu retomar assuntos debatidos em 2022 e que seguem em aberto. O foco agora passa a ser a integração metropolitana, e com isso, estabelecer metas.

De acordo com estimativas, somente a Região Metropolitana e Porto Alegre contam com 40% da densidade populacional do estado, 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e cerca de 600 mil passageiros de ônibus transportados diariamente. A Granpal entende o problema como crônico e busca soluções permanentes de curto, médio e longo prazo, pois o valor gasto com transporte coletivo chega anualmente aos R$ 100 milhões.

A entidade assinou, recentemente, um termo de colaboração técnica para que o estado e os municípios metropolitanos estudem em conjunto uma nova modelagem do sistema de transporte público. Entre as soluções possíveis, está uma bilhetagem única, assim como maior mobilidade e conforto para os passageiros durante viagens longas e tarifa com valor menor do que o atual.

Como primeira medida, as cidades da região metropolitana pretendem contratar um serviço de estudos de caso para encaminhar ao governo do Estado. Além disso, através de um conselho de desenvolvimento de cidades feito pelo estado em parceria com as cidades da região metropolitana, serão realizadas pesquisas para que existam melhores condições no transporte público para a população.

Compartilhe essa notícia: