| Alice Ros |

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), e o prefeito de Nova Santa Rita e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), Rodrigo Battistella, reiteraram, nessa quinta-feira (11), interesse em adquirir doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan.

Em visita a sede do Instituto, em São Paulo, os representantes gaúchos entregaram documentos para oficializar o pedido de compra ao diretor do Butantan, Dimas Tadeu Covas, a diretora de Projetos Estratégicos, Cintia Lucci, e ao diretor de Estratégias Jurídicas, Paulo Capelotto. No mês de dezembro, dirigentes da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e da Granpal já tinham demonstrado interesse pelo produto. Na ocasião, o grupo assinou um documento de intenção para adquirir vacinas pelos municípios. 

A reunião tratou da compra de três milhões de doses do imunizante, que devem chegar em setembro. O ofício entregue pela Granpal complementa o pedido feito em dezembro. A quantidade é um número aproximado de habitantes dos 17 municípios que fazem parte da região metropolitana de Porto Alegre. 

De acordo com o presidente da AL-RS, a compra direta ainda depende de negociações do governo federal com outros fornecedores. “Caso o Executivo compre com outros laboratórios, o Butantan tem condições de comercializar as 100 milhões de doses que serão produzidas até setembro para outros entes”, destacou.

Na próxima semana, o presidente da Granpal deve se reunir com representantes do laboratório responsável pela Sputnik V para comprar a vacina.

A Assembleia Legislativa do Estado foi a primeira do Brasil a aprovar e liberar a aquisição direta de vacinas pelo governo do Estado.

Foto: Divulgação/AL-RS

Compartilhe essa notícia: