Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

As avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) começam neste domingo (13) com as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No fim de semana seguinte, dia 20, ocorrerá os exames de matemática e ciência da natureza. Os locais de prova podem ser conferidos clicando aqui.

As provas serão aplicadas para cerca de 3,4 milhões de pessoas (inscrições confirmadas) em 1,7 mil cidades de todo o Brasil.

O ENEM possibilita o acesso de estudantes a universidades públicas de todo o país  através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também a conquista de bolsas para instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), além de servir como parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e também para o ingresso em universidades portuguesas que possuem vínculo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Preparação:

Aos alunos que estão estudando para as provas do ENEM, é possível acessar todos os exames anteriores com seus gabaritos, clicando aqui. Além disso, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) disponibiliza um site para que as pessoas possam ter acesso a diferentes questões das provas de 2009 a 2020 separadas pelo assunto de interesse, o Questões Enem.

Cuidados a saúde:

Quem tiver com covid-19 ou outra infectocontagiosa não deve comparecer ao local da prova. Contudo, o aluno não perderá o exame, pois poderá solicitar a reaplicação das provas, que acontecerão nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. A solicitação deve ser feita na Página do Participante.

O uso da máscara de proteção facial é obrigatório nos locais de prova, exceto nos estados e municípios onde esse uso esteja liberado, por decreto ou ato administrativo, em locais fechados. De acordo com o Inep, a aplicação deste ano manterá as medidas de proteção contra a covid-19, como o distanciamento entre os candidatos nas salas de prova.

 

Compartilhe essa notícia: