Trabalho é realizado há 16 anos na escola. Foto: PMPA

É de Porto Alegre a única escola brasileira classificada para a FIRST League Explorer, competição considerada a Copa do Mundo de Robótica. A equipe dos Lobóticos, composta por seis alunos do do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, localizada na Zona Leste garantiu a classificação por seu desempenho na etapa nacional, que aconteceu em novembro de 2022, em Curitiba, Paraná. A disputa mundial está marcada para os dias entre 19 e 22 de abril, em Houston, no Texas, nos Estados Unidos e é organizada pela Firts LEGO League – FLL, da Dinamarca.

No torneio, os estudantes apresentarão o trabalho que tem como tema o desenvolvimento de fontes renováveis de energia sustentável. Técnica da equipe, a professora Cristiane Pelisolli Cabral revelou que a escola realiza oficinas de robótica há 16 anos. As atividades acontecem em turno inverso ao das aulas. “A Secretaria Municipal de Educação (Smed) oferece toda a estrutura adequada para que possamos ministrar as aulas de robótica e despertar o desejo dos alunos de se envolverem no universo da ciência e da tecnologia. Além disso, trabalhamos em aula com a criação de soluções para tornar a nossa cidade mais inteligente e inclusiva, por meio da inovação”, comentou a professora.

O trabalho em robótica também já rendeu reconhecimento à educadora, que em novembro recebeu a menção honrosa do Prêmio Papert – Paulo Freire de Robótica Educacional em premiação realizada na Universidade Federal do Maranhão.

A secretaria de Educação do município, Sônia Rosa, afirmou que a classificação é um motivo de orgulho. “O fato de Porto Alegre ter a única escola do Brasil classificada para disputar a mais importante competição mundial de robótica mostra que estamos no caminho certo. O prefeito Sebastião Melo prioriza a educação e nós temos trabalhado com toda a equipe para oferecer um ensino de qualidade e atualizado às novas tecnologias”, pontuou.

Agora, pais e professores buscam recursos para viabilizar a viagem. A SMED informa que também está em tratativas com órgãos do poder público e da iniciativa privada para tornar possível a participação dos pequenos. Antes do mundial, no entanto, os Lobóticos têm compromisso em Brasília, no campeonato nacional da FLL, que acontecerá entre os dias 16 e 18 de março. Nesta competição, a equipe será formada por dez alunos. Parte do custo será financiado pela empresa John Deere.

Compartilhe essa notícia: