Entidades sem fins lucrativos e instituições públicas poderão usar o espaço de forma gratuita | Foto: Reprodução / PMPA

No início da tarde desta quinta-feira (4) ocorreu a reabertura do espaço de eventos do Mercado Público, localizado no térreo do prédio histórico, em frente à porta de entrada do largo Glênio Peres. O espaço estava fechado desde o incêndio de 2013, quando lojas e restaurantes do segundo piso precisaram ser realocadas após o fogo causar destruição no andar. Para a reinauguração, o ambiente ganhou painéis que contam a história do mercado fundado em 1869 – ao mais antigo do Brasil.

A revitalização do espaço foi proposta pela vereadora Comandante Nádia, por meio da emenda parlamentar impositiva aprovada pela Câmara Municipal. O ambiente será usado para shows e apresentações culturais de forma geral. A administração e aproveitamento do espaço será de responsabilidade da Secretaria de Administração e Patrimônio, em conjunto com a Secretaria da Cultura e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que promoverão eventos no local.

O secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, ressaltou ainda que o momento é oportuno para o Mercado Público de Porto Alegre lançar a marca de mercado público mais antigo do país, fundado em 1869, reconhecimento conquistado recentemente por esforço da associação dos mercadeiros, que solicitou a correção desta informação ao Google e à Wikipédia, que davam o título ao mercado público de Recife, fundado depois, em 1975.

O evento contou com uma apresentação do músico Paulinho Parada, com repertório de samba, choro e MPB. Estiveram presentes na cerimônia de reinauguração o prefeito Sebastião Melo, o secretário de Administração e Patrimônio André Barbosa, e o secretário de Cultura e Economia Criativa Henry Ventura, o diretor-geral de Gestão do Patrimônio Thomas Holmer, o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos Cezar Schirmer e o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Público Rafael Sartori.

Espaço poderá ser utilizado de forma gratuita

De acordo com a prefeitura, entidades sem fins lucrativos e instituições públicas poderão usar o espaço de forma gratuita. Para a utilização com finalidade comercial, será cobrada uma taxa cujos valores serão revertidos para o Fundo do Mercado e aplicados em ações de melhorias e manutenção predial.

Para aqueles que desejarem ocupar o espaço de eventos, será necessário fazer o preenchimento de um formulário de requerimento disponível no site do Escritório de Eventos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet).

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