Foto: Alexandre Farina/Ascom Sedec

Nesta terça-feira (15) o Estado realizou o lançamento do novo sistema operacional de aeronaves, batizado com nome de Vowe Air Mobilit. A empresa gaúcha de tecnologia aeronáutica Aeromot que apresentou o sistema no Aeroporto de Canela. Esteve presente no evento o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo que foi para representar o governador Eduardo Leite, também contaram com a presença de empresário e autoridades da região. Foi feita uma demonstração da aeronave Diamond DA62, que produziram no Rio Grande do Sul e utilizará o sistema.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo chegou no evento no voo experimental do modelo, que deve ser entregue seu primeiro lote em 2025. Polo faz um comentário sobre a experiência, “Foi uma viagem segura, confortável e tranquila. Fico feliz por saber que, em breve, teremos uma fábrica de aeronaves no Estado usando mão de obra local e impulsionando dois pilares da economia, que são a geração de emprego e de renda”, completa secretário. Nas fábricas de construção e operação estão projetados 1,5 mil empregos diretos e indiretos.

A construção será dentro do Aeroporto Internacional Salgado Filho na Capital gaúcha, tem expectativa dos trabalhos começarem no primeiro semestre de 2024. Segundo o CEO da Aeromot, Guilherme Cunha, a estimativa de produção é de 60 unidades por ano.  O modelo que foi demonstrado Diamond DA62 é referência no mercado de tecnologia, segurança e economia. Desde 2020 no Brasil já foram mais de 86% das entregas de bimotores a pistão novos, que foi um fator determinante da vinda da fábrica das aeronaves no país.

Cunha explica que se trata de dois projetos distintos, “inicialmente, as primeiras aeronaves DA62 chegarão do Canadá para início da operação pela Vowe; posteriormente, serão utilizados os modelos fabricados em território gaúcho. A produção brasileira das aeronaves DA62 será destinada para o mercado da América do Sul”, afirma CEO da Aeromot.

São mais de 100 aviões por mais de 50 bases da Vowe em todo o Brasil, aqui no Rio Grande do Sul será em Canela e Gramado, após o lançamento do sistema. Para ajudar ainda mais o turismo na região com o transporte aéreo facilitado, seguro e mais econômico.

Compartilhe essa notícia: