A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), possui um convênio de cooperação técnica com oito instituições de ensino da região, no qual os serviços da pasta são campos de estágios para estudantes de diversos cursos.  Os estagiários acompanham e auxiliam os procedimentos técnicos realizados na Atenção Básica de Saúde trazendo mais agilidade aos atendimentos e agregando maior conhecimento pessoal.

As instituições que fazem parte do convênio são: Senac Gravataí, Cesuca, Ulbra Gravataí, Colégio Dom Feliciano, IPA, UFRGS, Unisinos e Unilasalle. Como exemplo de ação da iniciativa, nos últimos dias, estagiárias do curso Técnico em Enfermagem do Senac auxiliaram na imunização contra a covid-19 na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Judas Tadeu, o que minimizou filas. A supervisão foi feita pela enfermeira Leila Kieling.

De acordo com a coordenadora de Planejamento Joice Cunha, desde março do ano passado, os estudantes têm aprendido sobre administração de medicamentos, verificação de sinais vitais, curativos e também imunizações, como na ação citada anteriormente.

O coordenador de RH da SMS, Leandro Borba, salienta que a troca de conhecimentos entre os profissionais que atuam na Atenção Básica e os acadêmicos é enriquecedora. “É algo que auxilia totalmente na formação prática dos futuros profissionais de saúde, pois adquirem experiência e vivência em saúde pública”, diz Leandro. Ele também relembra que, em épocas de pandemia da covid-19, medidas de controle foram adotadas para a segurança dos alunos, como a exigência da utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) fornecidos pelas instituições de ensino.

 

Texto: Eduarda Narciso 

Fotos: divulgação/PMG

Edição: Tiemi Sá

Compartilhe essa notícia: