Quem ouve os comentários firmes e polêmicos de Milton Cardoso talvez se surpreenda ao andar pelos estúdios e corredores da RDC TV e conhecer seu lado atencioso e seu espírito de equipe. Dedicado, o jornalista marcou presença diariamente na emissora nas últimas semanas, ouvindo sugestões, conversando com todos e acompanhando cada detalhe da preparação do programa que estreia nesta segunda-feira (06), o RDC Repórter com Milton Cardoso.
Há algumas semanas, o apresentador passava um bom tempo sentado ao lado da equipe de criação, analisando, compreendendo e discutindo as peças gráficas, as artes e a identidade da atração. Ultimamente, tem passado um bom tempo no estúdio, observando a construção do cenário, que contará, inclusive, com objetos de seu acervo pessoal.
Crescido em um tempo que considera diferente, mais seguro, Milton sempre foi muito comunicativo, desde criança. Também teve muita inspiração em Antônio Carlos Rosa Flores, advogado e político que foi deputado estadual e também foi eleito duas vezes como deputado federal. Pode-se dizer que o caminho para o jornalista de política começou a ser pavimentado pela sua característica de menino e a influência do parlamentar.
No entanto, a Comunicação poderia ter perdido Milton para a área da Saúde. Jovem, ele chegou a fazer vestibular para Medicina. Sem passar para a prova, o Jornalismo virou uma opção, estudando na Universidade de Brasília. Sua estreia na rádio foi no esporte, com o microfone da Jovem Pan. Depois, passou pelos principais veículos de comunicação do Brasil: Globo, SBT, Manchete, Veja, Folha de São Paulo, Band, entre outros.
“Peguei uma época muito boa, eu cobria a Câmara, o Senado, a Esplanada dos Ministérios com grandes nomes da política como Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, Teotônio Vilela, Alceu Collares. Era uma época muito rica”, lembra o jornalista, lamentando que o cenário hoje seja tão diferente. “A grande esperança dos brasileiros era a Lava-Jato, acabaram com a Lava-Jato”.
Com 40 anos de Jornalismo, o apresentador revela uma amizade pessoal com Márcio Irion, fundador da RDC TV e que desta relação surgiu o projeto. Milton ainda destaca a motivação pelo novo desafio e o entusiasmo pelo Jornalismo. “Estou aqui, muito feliz, como se estivesse começando do zero, moleque, com muita vontade, muita força. Sou crítico comigo mesmo. Faço um jornalismo crítico, polêmico e não mudo, não abro mão disso. Trabalho em cima de fatos e da verdade, que se chama jornalismo. Jornalismo se resume a uma palavra: verdade”, comenta.