O olhar marejado é a janela vívida para as memórias do eterno soldado. Embora os dias no fronte tenham ficado para trás, as memórias vem à tona no semblante de Antonio Ribeiro da Silva enquanto ele recebe os cumprimentos dos colegas. Afinal, são 98 anos de histórias, muitas delas vividas sob a farda verde-oliva.

 

Foi assim que o exército brasileiro, por meio da 5ª Região Militar (5ª RM), celebrou os 98 anos de Antonio, herói de guerra da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que fez aniversário no dia 30 de junho. Em homenagem ao veterano, o Comandante da 5ª RM,  General de Brigada Ronaldo Morais Brancalione, ofereceu seus cumprimentos ao aniversariante e o parabenizou com uma apresentação da banda de música da 5ª Divisão de Exército.

No encontro, realizado na residência de Antonio, o ex-soldado recebeu uma moeda alusiva à 5ª RM e um certificado pelos feitos de coragem durante a Segunda Guerra Mundial. Ele lutou pela Arma de Infantaria durante a participação das forças militares brasilieras na campanha da Itália, em 1944 e 1945. Encarregado de missões como patrulha, Antonio atuou nas batalhas de Montese e Monte Castelo.

A homenagem a Antonio Ribeiro se estende a todos os veteranos da FEB que atuaram de alguma forma na Itália ou lutaram ao lado dos aliados contra os nazistas, especialmente em memória aos que já faleceram.

 

Foto: 5ª Região Militar

Compartilhe essa notícia: