A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) realizou, no período de 19 a 21 de outubro, o Intercâmbio General Mark Clark-Marechal Mascarenhas de Moraes, como o objetivo de promover o diálogo entre escolas militares de alto nível do Exército Brasileiro e dos Estados Unidos.
Na oportunidade, o Comandante da ECEME, General de Brigada Marcio de Souza Nunes Ribeiro, ministrou palestra sobre a estrutura de ensino e as particularidades da Escola Marechal Castello Branco. A comitiva dos EUA acompanhou, ainda, os planejamentos do Exercício AZUVER 2021, feitos pelos oficiais-alunos no nível operacional. Por fim, o Comandante da United States Army War College, Major General David C. Hill, ministrou uma palestra para os alunos e instrutores da ECEME com foco no tema liderança estratégica.
Os militares estadunidenses também conheceram alguns dos principais locais do Rio de Janeiro ligados à história militar do País, como o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSG), o Monumento à Retirada da Laguna na Praia Vermelha e o Museu Histórico do Exército/Forte de Copacabana. Durante todo o evento, foram observadas as medidas sanitárias preventivas contra a pandemia de covid-19, tais como a medição de temperatura corporal, a higienização na entrada do local, o distanciamento entre os participantes, a utilização de máscaras, além de manutenção do ambiente aberto e ventilado.
Intercâmbio General Mark Clark-Marechal Mascarenhas de Moraes
Criado em 1981 para celebrar a cooperação entre Brasil e Estados Unidos da América (EUA) na campanha italiana durante a 2ª Guerra Mundial, o intercâmbio ocorre anualmente entre a US Army War College e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.
Foto: Sd Torres