No dia 19 de outubro a cidade de Cruz Alta se reuniu para comemorar o aniversário de 200 anos do município.  Os festejos deram início com a chegada do Vice-Presidente da República Antônio Hamilton Martins Mourão ao Quartel-general da AD/3, onde foi recepcionado pelo General de Brigada Moises da Paixão Junior, Comandante daquela Grande Unidade, e pela Prefeita do Município de Cruz Alta, Drª Paula Rubin Facco Librelotto.

 

As comemorações foram marcadas pela representação da raiz social que fundamenta o cidadão cruz-altense, criada a partir das missões jesuíticas e com a presença forte do índio, do negro, e do europeu, e também com a presença das tropas compostas pelas Organizações Militares sediadas na cidade.

A fim de representar o passado histórico, os militares desfilaram portando as bandeiras dos mais de 200 municípios originários, que fazem parte da genealogia de Cruz Alta.

Foi uma cerimônia repleta de sentimento de patriotismo e de preservação cultural da cidade, com o canto do Hino Nacional Brasileiro e com o emocionante discurso do Vice-Presidente, que destacou o seu forte vinculo com a cidade que abriga sua primeira Organização Militar – o 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, onde ingressou como aspirante-a-oficial após sua formação na Academia Militar das Agulhas Negras.

Na oportunidade, ocorreu também a inauguração do Pátio Histórico de Canhões da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (AD/3).

Trata-se de um espaço aberto permanentemente ao público, onde estão exposto 4 canhões de 75 mm utilizados no período da 2ª Guerra Mundial, e que faziam parte do acervo histórico das unidades militares subordinadas à AD/3.

O Vice-Presidente e o General Paixão, receberam das mão da Prefeita a medalha Pinheiro Machado, mais alta honraria concedida pelo município, como forma de agradecimento ao Exército Brasileiro pela participação ativa na construção da cidade e como vetor importante para o desenvolvimento econômico e cultural da região.

A cidade de Cruz Alta leva este nome, em virtude de uma cruz de madeira que foi erigida no século XVII, por ordem do padre jesuíta Anton Sepp Von Rechegglogo após a fundação de São João Batista nos Sete Povos Missioneiros.

Fonte: Com Soc 3ª DE
Fotos: S Ten Ronivaldo

Compartilhe essa notícia: