Na tarde desta segunda-feira (13), o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) divulgou atualização sobre a retomada de operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento, na área central de Porto Alegre. O diretor-geral do órgão, Maurício Loss, projeta reativação da unidade nesta terça-feira (14) e restabelecimento do sistema de abastecimento no dia seguinte.
Em contrapartida, a confirmação dessa afirmação depende de fatores como volume de chuva, nível de água do Guaíba e funcionamento dos motores da estação, segundo a prefeitura. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira.
Loss estima que a retomada da operação dos motores da estação se dê entre a madrugada e a manhã de terça-feira. Se o maquinário estiver em boas condições, o restabelecimento do abastecimento pode ocorrer na quarta-feira.
Tanto Loss quanto o prefeito Sebastião Melo fizeram questão de reforçar que isso é uma estimativa. É necessário ligar e testar os motores antes de fazer uma previsão mais certeira sobre o início da volta da água nas torneiras da população. Segundo Melo, estabelecer uma data antes desse processo pode criar falsa expectativa na população.
A ETA Moinhos de Vento está fora de operação em razão de alagamento na unidade de bombeamento do complexo, que impediu o envio de volume captado para tratamento. O serviço para tentar religar a ETA Moinhos de Vento é complexo.
Equipes do Dmae atuam nos últimos dias para drenar água do local de bombeamento, que é mais baixo, revisar equipamentos e realizar a troca de componentes. Assim que for possível ativar a captação, é possível levar água para tratamento na ETA, que chega às torneiras da população na sequência, como explicou o diretor-geral do departamento.